Pré-escolar
A resposta social de Pré-escolar do Centro de Bem Estar Social da Sagrada Família visa responder às necessidades e interesses, garantindo a prestação de serviços às crianças, com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos, assumindo-se como uma estrutura socioeducativa que promove o desenvolvimento integral das mesmas, determinando-se a assegurar os serviços prestados nas seguintes componentes de estatutos diferenciados (Lei nº5/97 de 10 de fevereiro).
A estrutura organizacional corresponde a 5 horas de trabalho diário, intencionalizado, planificado, desenvolvido e supervisionado por um educador de infância, seguindo os princípios enunciados nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar (OCEPE) e que constitui a etapa inicial da educação básica.
Rotina Diária em Pré-escolar
Componente Educativa
O tempo considerado de componente educativa é o correspondente ao acompanahmento técnico dos educadores de infância em cada unidade de grupo. Esta componente é gratuita e pretende responder às suas necessidades de aprendizagem e desenvolvimento. As atividades no âmbito do projeto curricular sujeitas a custos acrescidos são suportadas pelos pais.
O horário da componente educativa para as quatro unidades de grupo de pré-escolar é:
09h00/12h15 - 14h30/16h15
Componente de Apoio à Família
O tempo considerado como Componente de Apoio à Família é o correspondente aos seguintes serviços:
07h30 - 09h30 - Acolhimento
09h30 - 12h15 - Atividades pedagógicas
12h15 - 13h15 - Almoço
13h15 - 14h30 - Repouso/Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF)
14h30 - 16h15 - Atividades pedagógicas
16h15 - 18h30 - Lanches e Saídas
São promovidos momentos de descanso para as crianças, respeitando as necessidades e ritmos de desenvolvimento de cada uma, num espaço destinado para o efeito e cujo ambiente é adequado ao fim a que se destina.
As atividades de animação e apoio à família (AAAF) têm como principal objetivo privilegiar a livre escolha e a brincadeira espontânea tendo em conta o bem-estar e a segurança das crianças.