Motricidade e Expressão Corporal
O movimento para a criança é a sua realidade imediata e espontânea, pela forma como experimenta as coisas e lhes dá vida própria. É importante ter em conta o desenvolvimento motor da criança desde os primeiros anos de escolaridade, onde devem ser proporcionadas "ocasiões de exercício da motricidade global e também fina, de modo a permitir que todas e cada uma aprendam a utilizar e a dominar melhor o seu corpo." (Ministério da Educação, 1997, p. 58). Paralelamente, segundo (Stern, s/d., p.8), através do movimento a criança exprime "sensações corporais, sentimentos, desejos, um conjunto de fatores emotivos acompanhantes da sua evolução geral e que ela não pode formular pela palavra (...)".
O projeto " Motricidade e Expressão Corporal", pretende ser para as crianças da Creche, Pré escolar e CATL, uma forma de expressão / comunicação, através da utilização e conhecimento do próprio corpo no contacto com diversificados materiais e experiências.
Considerando a importância da acção psicomotora sobre as capacidades de desenvolvimento geral da criança (sócio-afetivo, cognitivo e motor), torna-se indispensável um meio educativo que estimule e auxilie o desenvolvimento das suas possibilidades. Neste sentido este projeto tem os seguintes objectivos:
• Construir e ampliar um repertório motor diversificado;
• Desenvolver espírito crítico e sensibilidade expressiva através dos movimentos;
• Proporcionar atividades que desenvolvam e estimulem (a lateralidade, o esquema corporal, a auto-confiança, o equilíbrio estático e dinâmico, a orientação espacial e temporal, a coordenação motora global e fina, a manipulação de diferentes objetos, habilidades motoras básicas isoladas e /ou combinadas, habilidades motoras de manipulação e habilidades motoras de estabilização).
Estratégias/Competências
• Realização de movimentos básicos: correr, saltar, rodopiar, andar, saltar, saltitar, rastejar, deslizar;
• Realização de jogos com vivências rítmicas e expressivas;
• Deslocamentos em diferentes direções, sentidos e zonas;
• Exploração de planos: baixo, alto, médio e aquisição de conceitos: em cima e em baixo;
• Participar em composições coreográficas;
• Realizar percursos gímnicos;
• Dominar movimentos corporais (cabeça, braços, pernas, tronco, etc);
• Conhecer as potencialidades do seu corpo;
• Respeitar os colegas e regras;
• Cuidar do seu corpo;
• Participar em jogos colectivos.