Motricidade e Expressão Corporal

O movimento para a criança é a sua realidade imediata e espontânea, pela forma como experimenta as coisas e lhes dá vida própria. É importante ter em conta o desenvolvimento motor da criança desde os primeiros anos de escolaridade, onde devem ser proporcionadas "ocasiões de exercício da motricidade global e também fina, de modo a permitir que todas e cada uma aprendam a utilizar e a dominar melhor o seu corpo." (Ministério da Educação, 1997, p. 58). Paralelamente, segundo (Stern, s/d., p.8), através do movimento a criança exprime "sensações corporais, sentimentos, desejos, um conjunto de fatores emotivos acompanhantes da sua evolução geral e que ela não pode formular pela palavra (...)".

O projeto " Motricidade e Expressão Corporal", pretende ser para as crianças da Creche, Pré escolar e CATL, uma forma de expressão / comunicação, através da utilização e conhecimento do próprio corpo no contacto com diversificados materiais e experiências.

Considerando a importância da acção psicomotora sobre as capacidades de desenvolvimento geral da criança (sócio-afetivo, cognitivo e motor), torna-se indispensável um meio educativo que estimule e auxilie o desenvolvimento das suas possibilidades. Neste sentido este projeto tem os seguintes objectivos:

• Construir e ampliar um repertório motor diversificado;

• Desenvolver espírito crítico e sensibilidade expressiva através dos movimentos;

• Proporcionar atividades que desenvolvam e estimulem (a lateralidade, o esquema corporal, a auto-confiança, o equilíbrio estático e dinâmico, a orientação espacial e temporal, a coordenação motora global e fina, a manipulação de diferentes objetos, habilidades motoras básicas isoladas e /ou combinadas, habilidades motoras de manipulação e habilidades motoras de estabilização).

Estratégias/Competências

• Realização de movimentos básicos: correr, saltar, rodopiar, andar, saltar, saltitar, rastejar, deslizar;
• Realização de jogos com vivências rítmicas e expressivas;
• Deslocamentos em diferentes direções, sentidos e zonas;
• Exploração de planos: baixo, alto, médio e aquisição de conceitos: em cima e em baixo;
• Participar em composições coreográficas;

• Realizar percursos gímnicos;

• Dominar movimentos corporais (cabeça, braços, pernas, tronco, etc);

• Conhecer as potencialidades do seu corpo;

• Respeitar os colegas e regras;
• Cuidar do seu corpo;

• Participar em jogos colectivos.

© 2016 Centro de Bem Estar Social da Sagrada Família. Rua Padre Melo, nº 15 - 3000 - 324 Coimbra
"Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiencia de navegação. Para Mais informações, consulte a nossa política de cookies"  
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora